Como todos sabem, Deus frequenta apenas as salas de Porto Alegre, Brazil. Como se poderá perceber, optei novamente por um top 10 e, em seguida, as listas B e C. Os filmes da lista D serão citados mais adiante, em forma de texto.
Bem, let's go. (Lembando que God, Eu, fiz uma lista em ordem alphabetical, as always, pois sou incapaz de tomar decisões difíceis na vida.)
Top 10
Cópia Fiel, de Abbas Kiarostami
Margin Call, de J.C. Chandor
*Meek’s Cutoff, de Kelly Reichardt - inédito no Brasil
Pânico 4, de Wes Craven
Passe Livre, dos meus, dos seus, dos nossos irmãos Farrelly
A Pele Que Habito, de Pedro Almodóvar
Singularidades de Uma Rapariga Loura, de Manoel de Oliveira
Tio Boonmee Que Pode Recordar Suas Vidas Passadas, de Apichatpong Weerasethakul
Trabalhar Cansa, de Juliana Rojas e Marco Dutra
Vênus Negra, de Abdellatif Kechiche
Lista B
As Cartas Psicografadas de Chico Xavier, de Cristiana Grumbach
Homens e Deuses, de Xavier Beauvois
*I Saw The Devil, de Kim Ji-woon - inédito no Brasil
L'Apollonide: Os Amores da Casa de Tolerância, de Bertrand Bonello
Um Lugar Qualquer, de Sofia Coppolla
*O Pecado de Hadewijch, de Bruno Dumont - lançado, na verdade, em 2010.
Lista C
As Canções, de Eduardo Coutinho
O Homem ao Lado, de Mariano Cohn, Gastón Duprat
O Mágico, de Sylvain Chomet
Meia-Noite em Paris, de Woody Allen
Operação Presente, de Peter Baynham e Sarah Smith
Poesia, de Lee Chang-dong
O Porto, de Aki Kaurismäki
Um Sonho de Amor, de Luca Guadagnino
Super 8, de J. J. Abrams
Ao contrários dos seres mundanos, que comentam os primeiros filmes da lista, comentarei os últimos colocados. São eles:
- Missão Madrinha de Casamento e Professora Sem Classe, as comédias lideradas por mulheres, tão comentadas no ano, como isso fosse algum tipo de sinal - veremos... Pensei em colocar o primeiro ocupando um espaço na lista C, porque, ao rever, me diverti imensamente, mas creio ser um filme que não atinge inteiramente o seu potencial, como é também o caso de Professora Sem Classe, um filme bem divertido, cujo grande mérito é dar uma subvertida no que se espera de uma comédia romântica, abolindo a esperada transformação da protagonista, além de possuir um inusitado anti-timing caricato.
- Bróder, um belo e imperfeito filme de estreia de Jeferson D, muito bonito e honesto. Pensei em subir posição na lista, também, mas seria preciso uma revisão.
- O Garota da Bicicleta, dos irmãos Dardenne, que é redondinho e meio esquemático, um trabalho muito acomodado, feito por quem já fez coisa muito melhor. Não deixa de ser um bom filme.
- Além da Vida, um muito bem filmado trabalho do Clint, excelente em seus melhores momentos. Mas o roteiro é, esse sim, bastante esquemático, com alguns momentos realmente ruins, prejudicando o resultado como um todo.
- A Árvore da Vida é um filme único, para o bem e para o mal. Uma mistura de belos momentos com outros um tanto ridículos, é um caso em que tanto o que se diz de bom quanto de ruim parece valer. A ser revisto.
- Cyrus é muito bem escrito, absurdamente bem interpretado por Jonah Hill, Marisa Tomei e John C. Reilly, e, infelizmente, muito mal filmado - em especial pela opção dos insuportáveis zoom, que só servem de incômodo - um tique visual "indie", às vezes utilizado sem qualquer critério, como aqui é o caso. Ainda assim, gosto do filme, já que a base é bem forte.
- Por fim, Bravura Indômita, um filme dos Coen que eu tinha gostado bastante, mas, com o passar do tempo, foi enfraquecendo em meu lindo cérebro. Nunca revi e, por isso, não saberia dizer o que penso do filme.
É isso. Até mais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário